A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, em parceria com a ADOP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto), dá início à última etapa do Programa Ambienta - Novelis pela Sustentabilidade. Após os cinco módulos de oficinas de capacitação, as instituições participantes receberão acompanhamento individual e personalizado para desenvolver as propostas selecionadas pelo programa.
Para a voluntária do NATA (Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras), Silvana Gomes, a participação em todas as etapas é fundamental e o aprendizado vai além da elaboração de projetos, mas chega a ser uma lição de vida. “Faço para ajudar e acabo aprendendo”, afirma. Já para a coordenadora financeira da Fundação Sorria, Paula Regina Rodrigues, “a consultoria tem sido extremamente valiosa e muito bem ministrada pelos profissionais e palestrantes que são sérios e estão sempre dispostos a ajudar”.
Segundo o gerente de fabricação da Novelis, João Bosco Costa “o objetivo com o Programa vai muito além do financiamento das melhores ideias. Temos um enorme interesse que mais pessoas estejam capacitadas para elaborar projetos cada vez melhores que contribuam para o desenvolvimento socioambiental da cidade”.
Nesse 5º edital, o Ambienta recebeu 15 propostas, e quatro entidades tiveram seus projetos aprovados São elas: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto – Farmacêutico Hélio Harmendani), NATA (Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras), Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e a Fundação Sorria.
Nesta última fase, denominada Clínicas de Projeto, cada uma das quatro entidades receberá cerca de 180 horas de atendimento individual. Elas deverão encerrar sua participação no programa com a apresentação dos resultados alcançados em um seminário previsto para acontecer em Setembro.