No dia 27 de outubro, o Padre Marcelo Santiago, da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, visitou as obras de restauro e modernização do Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres de Ouro Preto. Durante a visita, ele pôde conferir o andamento da obra e saber mais sobre o processo de restauração da Capela de Santana, que será reaberta juntamente com o novo equipamento turístico do município. A visita foi guiada por Vandeir Assis, gestor do Núcleo de Projetos da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), e por Deise Lustosa, arquiteta responsável da Hexágono Engenharia, empresa ouropretana executora da obra.
Durante o encontro, o gestor apresentou o histórico e evolução do processo de readequação do espaço, iniciado em 2008, além de apresentar os impasses e perspectivas para a fase final do projeto, que tem previsão de um ano. Esse período irá começar assim que a Prefeitura de Ouro Preto iniciar os repasses financeiros acordados junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à ADOP, para a finalização do pleito.
Padre Marcelo, que já havia feito uma visita semelhante, acredita que a finalização da obra é importante já que oferece mais um equipamento de fomento ao turismo local. “Ganha Ouro Preto, ganha sua população, e todo o nosso Brasil em ter mais um espaço tão importante recuperado para alegar que nos dias de hoje, e também no futuro, junto às novas gerações, que Ouro Preto realmente é uma cidade capaz preservar sua memória artística, cultural, e religiosa”, afirmou. “Tudo sinaliza para que, em tempo justo, nós tenhamos concluído este espaço multiuso, que vai ajudar no resgate cultural e no apoio aos comerciantes que trabalham com o que identifica Ouro Preto em sua arte”, completou.
O pároco demonstrou entusiasmo com o trabalho que vem sendo realizado no local. “É notório o grande avanço que ocorreu na obra. Saio daqui com um alento muito grande e uma expectativa muito positiva. Muito já se fez, ainda há bastante coisa a ser feita, mas daqui a pouco tudo vai estar pronto, se Deus quiser”, concluiu.
O Paço da Misericórdia se tornará o novo atrativo turístico de Ouro Preto, comportando lojas, galerias, salas de oficinas, praça de alimentação, auditório e, ainda, espaços dedicados à memória do local, que já foi fazenda, quartel e, também, a antiga Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. Em funcionamento, o equipamento irá proporcionar cerca de 300 empregos diretos e indiretos.