Ouro Preto, 03 de dezembro de 2015
Nós, do Comitê de Parceiros da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), entendemos que o momento do cenário econômico e os últimos acontecimentos que envolveram, de maneira trágica e inesperada, o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, na unidade industrial de Germano, entre Mariana e Ouro Preto, no dia 5 de novembro, acabaram por trazer consequências socioambientais significativas para os estados de Minas e Espírito Santo. Compreendemos que a mineração, desde o seu auge no século XVIII, é o produto-rei da região das Minas Gerais, contribuindo para a riqueza do Brasil por meio de geração de empregos, royalties e impostos. Compreendemos, também, que é impossível negar a vocação e a riqueza das Minas Gerais – exploramos aquilo que temos de melhor, como o petróleo é explorado nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Estamos consternados com a situação e nos solidarizamos com aqueles que foram vitimados. Da mesma forma, estamos sensibilizados pela expressiva perda de nossa riqueza ambiental, fortemente impactada pelo acontecimento, e pela perda de histórias de vida, que também fazem parte do nosso patrimônio.
Por termos ciência da importância e da seriedade da Samarco, empresa que tem princípios de gestão claros e comprometidos com a comunidade, e considerando sua relação de importância para com a economia, bem como as significativas parcerias junto a Ouro Preto e Mariana, manifestamos todo o nosso apoio para que a organização consiga, de forma justa, reverter toda essa situação e retomar o firme propósito de idônea e respeitada organização que tem sido em nossa região.
Por meio de uma união entre a mineradora, os governos municipais, estaduais, e federal; as entidades competentes; e a própria sociedade civil organizada, é que iremos atravessar e superar esse triste capítulo em nossa história. Somente juntos iremos conseguir que Minas Gerais volte a ser um Estado reconhecido por suas belezas históricas e imateriais, o que sempre foi motivo de orgulho para nós, mineiros.
Sobre a ADOP
A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, apartidária, criada por meio da parceria entre empresas locais, poder público e sociedade civil, cuja missão consiste em ser agente do desenvolvimento sustentável do Município de Ouro Preto e do Estado de Minas Gerais na articulação, integração e fortalecimento da sociedade civil e empresarial, respeitados os patrimônios humano, natural, cultural e histórico.
Sediada à Rua Hugo Soderi, s/n, Bairro Saramenha, no Município de Ouro Preto, Minas Gerais, inscrita no CNPJ/MF sob nº. 06.324.732/0001-13, dedica-se, desde sua fundação, ao planejamento e execução de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Ouro Preto e região. Grande parte das ações da ADOP está centrada na estruturação da cadeia produtiva do turismo em Ouro Preto e região.
Além da Titularidade Pública Municipal, a ADOP mantém, desde janeiro de 2005, o Título Federal de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei 9.790/99, constante do processo MJ nº. 08071.000343/2005-65, publicado no D.O.U. em 06/04/2005.
Atenciosamente,
Comitê de Parceiros ADOP
Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto