UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
FUNDAÇÃO EDUCATIVA DE RÁDIO E TELEVISÃO OURO PRETO
Aos proponentes de ações para o Festival de Inverno, artistas e produtores e às comunidades de Ouro Preto e Mariana,
No início deste ano foi lançado o edital para a seleção de propostas para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2016, o qual obteve grande êxito quanto à mobilização de profissionais, estudiosos e produtores das áreas cultural e artística. Foram recebidas 1.736 propostas de eventos, dentre elas apresentações musicais e cênicas, exposições, exibições de material audiovisual, entre outras. Para as oficinas recebemos 615 propostas. 2.462 usuários foram cadastrados, de todas as regiões brasileiras e também do exterior.
Para além do direcionamento e avaliação conceitual que norteia o evento, a coordenação tem a responsabilidade de buscar formas de garantir as melhores condições estruturais para promover o diálogo amplo, diverso e livre. Essa interlocução dá-se na perspectiva das territorialidades, nas relações entre o local e o externo, no âmbito da fonte das práticas e conhecimento e nas diversas possibilidades de envolvimentos dos participantes com as atrações, debates e oficinas. Nesse sentido, o projeto é submetido anualmente à Lei Federal de Incentivo à Cultura, e também à lei análoga no estado de Minas Gerais - que não abriu para o apoio neste ano. Também é corriqueira a busca de recursos de outras fontes tanto no setor público, quando no privado.
Mesmo com todos os esforços, a captação para o Festival de Inverno de 2016 apresenta-se distante do histórico e da condição mínima de execução do evento, sendo respeitados os parâmetros estabelecidos no edital. A quase inexistência de recursos impossibilita que seja feita uma seleção adequada das propostas enviadas atendendo às demandas de cachês, deslocamento, hospedagem e outros recursos envolvidos na execução de cada ação. A justificativa reiterada de todos os setores é o arrocho econômico e a instabilidade política.
Diante de tal cenário aventou-se a possibilidade de cancelamento do evento, o que foi plenamente rechaçado pelo corpo de curadores e outros parceiros. Mesmo que em condições restritas, realizar o Festival de Inverno é visto como um compromisso com a sociedade e com a arte e a cultura do Brasil. Em um ato de resistência ao momento adverso, é pensada uma mobilização para a efetivação dessa mostra que é uma das mais tradicionais em seu estilo. Aliás, este perfil de resiliência tem sido historicamente tema e fomentador das manifestações artísticas no Brasil.
Entendendo o potencial da união de esforços, a organização do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2016 pretende promover nos dias 2 e 3 de junho um amplo debate nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Nesta ocasião será apresentado um formato mínimo, proposto pela equipe de curadoria, para a execução do evento. A essa proposta inicial, espera-se somar outras manifestações que tenham possibilidade de contribuir para a construção de uma programação que, com certeza, manterá os parâmetros de qualidade e diversidade característicos.
Também a esse esforço, é aguardado o apoio de empresas e instituições que possam dar suporte nas áreas de serviços e produtos. Cessão de diárias de hospedagem, de alimentação, de suporte para o deslocamento de pessoas e carga, de infraestrutura de som e luz, e até de materiais a serem usados nas oficinas e apresentações. Confiamos que o envolvimento de diferentes entes na composição do Festival de Inverno deste ano criará uma nova cultura de colaboração e envolvimento. União primordial para esta e outras manifestações da arte e da cultura.
Reuniões de mobilização:
- 2 de junho – 14h – auditório da Escola de Minas do centro histórico – Ouro Preto
- 3 de junho – 14h – Auditório do prédio anexo do ICHS (próximo ao Museu da Música) – Mariana
Universidade Federal de Ouro Preto
Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto
Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Prefeitura Municipal de Mariana
Contato: festivaldeinverno@feop.com.br