O Programa Valorizar, da Vale, premiou, em 29 de julho, 15 instituições sociais inscritas no edital do 4º ciclo do projeto, em execução desde 2013. O programa tem por objetivo identificar, capacitar e premiar com recursos financeiros as iniciativas sociais de Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e distritos, que tenham como foco a geração de trabalho e renda, a capacitação profissional e a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Nesse quarto ciclo, 33 instituições se inscreveram e 15 foram premiadas.
O período de inscrição foi de 2 a 31 de maio de 2016, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), parceira do programa desde sua criação, fornecendo, além de apoio técnico, capacitação aos premiados. No 4º ciclo, acredita-se que mais de 13 mil pessoas sejam beneficiadas.
Para Gabriel Tropia, coordenador do Comitê de Parceiros da ADOP, a premiação marca ainda mais o comprometimento da Agência com o desenvolvimento social da região, por meio de iniciativas vindas da própria comunidade. “Atividades como essa são muito importantes para destacar o trabalho social que essas instituições têm feito, e para destacar também as boas práticas que temos na região. É um incentivo a mais para que esses transformadores continuem acreditando num país melhor, começando por suas comunidades”, completa.
Uma das iniciativas premiadas foi o Centro de Aproveitamento de Materiais Reciclável de Mariana (CAMAR), que, atualmente, atende 28 famílias com a reciclagem de materiais. “Até conhecer o Valorizar, nós não tínhamos capacitação. Com o programa, aprendemos a triar e vender nossos materiais e também a gerenciar a nossa instituição. Quando eu conto a nossa história com o programa, sinto um orgulho muito grande”, afirma a presidente do CAMAR, Maria da Conceição Aparecida.
Para o gerente de Operações do Complexo Mariana da Vale, Rodrigo Melo, “Muito nos orgulha saber que a iniciativa tem contribuído para a vida de milhares de pessoas nesse projeto, que é mais uma iniciativa de nossa empresa nas localidades onde ela está presente. Nós temos muitas pessoas que têm boa intenção, solidariedade e amor ao próximo, e isso tem que ser disseminado. Isso é importante para o país e é importante também para nós”, enfatiza.
Solange Reis, coordenadora da Comunidade da Figueira, fala da emoção de receber o primeiro lugar na categoria Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida. “Meu coração começou a disparar no momento da premiação. Mesmo nos tempos difíceis nós nunca pensamos em desistir desse trabalho, que fazemos com tanto amor, com nossos voluntários e de doações. Estou feliz demais com esse prêmio, pois quem vai ser beneficiado diretamente com ele são os 65 alunos que atendemos, juntamente com suas famílias”, completa.
Realizado desde o primeiro ciclo, por meio da parceria entre a ADOP e a Vale, o Valorizar já investiu mais de R$1 milhão em capacitação e premiação de projetos sociais. Ao todo, 34 instituições já foram premiadas por meio do programa. Confira a classificação final da premiação:
Categoria Formação Profissional
1º Lugar - Associação Musical Nossa Senhora Lapa - Projeto Sede Nova Sonho Antigo
2º Lugar - Osquindô - Projeto Observatório jovem
3º Lugar - NATA - Projeto Telecentro Comunitário
4º Lugar - CAMAR - Projeto Transformando o CAMAR
5º Lugar - Fundação Aleijadinho - Projeto Criando Oportunidades
Categoria Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida
1º Lugar - Comunidade da Figueira - Projeto Atendimento Especializado
2º Lugar - Grupo Assistencial Auta de Souza (GAAS) Infância Arte e Cultura
3º Lugar - Casa da Criança Jesus Maria José - Projeto Cinema que Transforma
4º Lugar - Pastoral da Criança e do Menor (GIZ) - Projeto Controle Nutricional
5º Lugar - Associação Melhor Idade Morro Água Quente - Projeto Encontrão da Melhor Idade
Categoria Geração de Trabalho e Renda
1º Lugar - Fundação Sorria - Projeto Pérola
2º Lugar - APROVART - Projeto Festa do Vinho de Catas Altas
3º Lugar - Mãos que Brilham - Projeto Mãos que Brilham
4º Lugar - Associação Esportiva e Cultural - Projeto Bombom
5º Lugar - Associação Reciclagem Padre Fária - Projeto Reciclarte