Moradores de Ouro Preto e região agora contam com uma feira de produtos livres de agrotóxicos e adubos químicos. Desde o dia 22 a Praça da UFOP, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, recebe, sempre aos sábados, de 7h às 12h, a Feira de Agricultores Familiares de Piedade e Região. A ideia surgiu a partir da necessidade de abrir novos mercados e gerar renda sustentável para os agricultores familiares da associação, que existe desde 1993.
O diferencial da feira é que os produtos comercializados são livres de contaminantes químicos. Isso significa que os alimentos comercializados, como alface, almeirão, repolho, cenoura, beterraba, manjericão, salsa, cebolinha, mandioca, banana, acelga, ora-pro-nóbis, entre outros, não levam adubos químicos e agrotóxicos na produção. Além disso, a nutrição das plantas é feita com adubos naturais (composto orgânico e bio fertilizantes) e de rochas (fosfatos natural e calcário). O controle de pragas e doenças é feito com caldas naturais produzidas pelos próprios agricultores, o que garante ainda mais qualidade aos produtos agroecológicos. Mesmo assim, o preço dos alimentos é similar ou menor do que o praticado em outras feiras da cidade.
Para Wagner Pereira, extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), a iniciativa revela para a cidade a importância da disponibilidade de produtos agroecológicos, seguros e saudáveis para a população, além de fomentar o desenvolvimento das famílias envolvidas, fortalecendo a economia local. “Para os agricultores familiares, trata-se da geração de renda com novas possibilidades e a fixação do jovem no campo, sendo que dos 29 agricultores envolvidos diretamente na feira, 20 são jovens do meio rural”, completa.
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) atuou na organização, promoção, assistência técnica e a busca de apoios para o desenvolvimento sustentável das famílias rurais que participam da Feira da Agricultura Familiar. “A ADOP apoia iniciativas que contribuam direta e indiretamente para o desenvolvimento do município, que tem 99% de sua área em zona rural. Além disso, trabalhamos para a mobilização dos empresários do setor de alimentos para que possamos propiciar sucesso nas vendas de alimentos saudáveis para a comunidade.”, afirma o gestor de projetos da ADOP, Vandeir Assis.
O presidente da Associação de Agricultores Familiares de Piedade e Região, André Martins, reitera a realização da feira como uma experiência muito importante tanto para os produtores quanto para os ouro-pretanos. “É uma fonte de renda para os agricultores familiares e também uma oportunidade para que os moradores de Ouro Preto conheçam o nosso trabalho”, completa.
A feira é realizada pela Associação de Agricultores Familiares de Piedade e Região, EMATER e Prefeitura de Ouro Preto,e tem o apoio institucional do ADOP e do Centro de Artes e Convenções da UFOP.