Sob gestão administrativa da ADOP, o Parque Vale dos Contos retornou à ativa neste ano, com projetos gratuitos nas áreas de arte, música, teatro, educação e saúde. Localizado no centro histórico de Ouro Preto, o parque, cuja concepção data do século XVIII, foi o segundo jardim botânico do Brasil, e sua reativação busca reintegrar o ambiente à rotina da região.
Incluso nesse projeto, está o Programa de Educação Patrimonial, que vem estimulando as visitas de escolas da região ao parque. A atividade conta com monitores responsáveis por guiar os alunos e promover a conscientização sobre o respeito e a importância da preservação do patrimônio histórico e natural localizado no espaço.
A Escola Teixeira Dias, do município de Mariana, foi uma das visitantes do parque. De acordo com o diretor da escola, Paulo Rogério Dias, a maioria dos alunos que participaram da visita não conhecia o local. O diretor ainda lembrou que já havia visitado o parque com outras turmas, antes da desativação, e ressaltou a importância da ação: “O livro traz bastante coisa com relação à educação ambiental e patrimonial. Porém, isso se fixa mais com a prática, ainda mais em um centro histórico como esse”, destacou.
As escolas interessadas em participar da atividade podem entrar em contato com a equipe de produção do parque pelo telefone (31) 3552-6321. Mais informações estão disponíveis no site.