Durante os dias 15 e 16 de setembro, técnicos do Ministério da Cultura (MINC) visitaram a cidade de Ouro Preto para acompanhar o andamento das obras e projetos que contam com o apoio do órgão federal no município.
Os projetos Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres e o Parque Vale dos Contos, que são gerenciados pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, foram analisados pelos representantes André Ferreira e Gabriel Rangel. O encontro aconteceu primeiramente na sede da entidade, onde o gestor do Núcleo de Projetos da ADOP, Vandeir Assis, apresentou todos os documentos solicitados pelo MINC, promovendo assim a aproximação e mais esclarecimentos sobre cada iniciativa, que estão sendo desenvolvidas pela Agência.
Além da análise, os técnicos puderam conhecer de perto cada projeto. Segundo Rangel, o Ministério vem acompanhando as obras e, a partir disso, cria-se uma oportunidade de entender a real situação de cada iniciativa. “Estamos tendo uma experiência interessante com a ADOP, pois de fato, os recursos estão sendo utilizados da forma com que tem que ser utilizados, com reciprocidade, e com toda a preocupação fiscal, de incentivo à cultura”, afirma.
As sugestões do Ministério da Cultura devem ser adequadas em até 20 dias úteis, isso, após a entrega do relatório que indicará sugestões, do que pode ser feito ou não, nos projetos e obras. Os técnicos continuam realizando as visitas por todo o Brasil. As cidades de Blumenau e Salvador serão os próximos destinos.
Para a ADOP receber a visita dos técnicos é uma excelente ação, que consegue promover o esclarecimento e ao mesmo tempo a prestação de todas as contas sobre as atividades e recursos gerenciados pela Agência.