O Festival Internacional TIM Tudo é Jazz, que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), na histórica cidade mineira de Ouro Preto, será palco para grandes nomes da música nacional e internacional. Com entrada franca, os shows serão apresentados no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - (Rua Diogo Vasconcelos, 328, bairro Pilar, Ouro Preto/MG).
Os ingressos gratuitos deverão ser reservados no site do TIM Tudo é Jazz e retirados na portaria do evento até 1 hora antes da abertura. A entrada no evento será feita mediante apresentação do ingresso e com a doação de um brinquedo ou livro infantil.
O festival acontece através das Leis de Incentivo Federal e Estadual com patrocínio de CEMIG e TIM e o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. A Associação de Cultura Livre (ACL) realizadora do Tudo é Jazz, é uma entidade sem fins lucrativos que gere ONGs e promove eventos gratuitos com o objetivo a democratizar o acesso à cultura.
A 13ª edição do Tudo é Jazz conta com o apoio institucional da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e do Centro de Artes e Convenções da UFOP. Para a entidade apoiar um grande evento como esse, faz fortalecer ainda mais o espírito cultural e artístico, tradicional da cidade, além de possibilitar que a comunidade local participe e confira de perto as apresentações de grandes nomes da música nacional e internacional.
O Festival apresentará o melhor do jazz nacional e internacional numa das cidades mais charmosas do país. Além disso, promoverá o intercâmbio entre músicos brasileiros e estrangeiros e também palestras e oficinas gratuitas ministradas pelos artistas que se apresentam no evento, cortejo musical pelas ruas da cidade, gastronomia e workshops.
Nomes de peso foram confirmados pela produção do festival, como Celso Fonseca Trio (violonista, guitarrista e produtor, já tocou com Gilberto Gil e Ana Carolina) Eumir Deodato (pianista, arranjador e produtor musical), Leo Gandelman (respeitado saxofonista e sensível compositor brasileiro), Os Cariocas e Wanda Sá (vão apresentar belíssimo show em homenagem aos 100 anos de Dorival Caymmi), Rita Lima (revelada no “Prêmio Eldorado - Visa de MPB” é considerada a nova voz da MPB) e Gianluca Pellerito (com apenas 18 anos de idade, o italiano é uma estrela da cena jazz em todo o mundo).
A idealizadora e curadora do festival Maria Alice Martins destaca a importância da iniciativa para a cidade de Ouro Preto: “Elaboramos um projeto que atraísse para Ouro Preto um público que tivesse carinho com a cidade, que tratasse bem como dever ser tratada, incrementando o turismo cultural que reflete nos resultados econômicos locais, deixando divisas e desenvolvendo a economia. Foi estimado pela Associação Comercial de Ouro Preto que financeiramente o festival de jazz é mais lucrativo para a cidade do que a Semana Santa, deixando aportes financeiros anuais de no mínimo 12 milhões de reais na totalidade da região”, afirma.
Desde 2002, mais de 3000 participantes fizeram parte do festival, a maioria composta por jovens músicos locais. As consequências culturais e educativas desses encontros podem ser avaliadas no desenvolvimento profissional destes participantes, pois eles tiveram a oportunidade de encontrar seus ídolos e, sobretudo, de se beneficiar dos seus conselhos e de suas experiências.
Festival TIM Tudo é Jazz Ouro Preto 2014
Programação de rua:
Cortejos com: Dixieland pela cidade
Exposição: Estandartes do Jazz – céu aberto
Programação Centro de Convenções:
Sábado 6 de dezembro: (Bossa’n Jazz)
19h: Show musical: Matheus Von Krueger
20h: Show musical: Leo Gandelman
21h30: Show musical: Wanda Sá e Os Cariocas
23h: Show musical: Eumir Deodato
Domingo 7 de dezembro:
14h: Show musical: Rita Lima
15h: Show musical: Adriano Campagnani
16h: Show musical: Celso Fonseca Trio
17h30: Show musical: Gianluca Pellerito
Workshops:
Workshops gratuitos no Ponto de Cultura Alto da Cruz, contra partida social.
Mais informações: www.tudoejazz.com.br