Na última sexta-feira, 27 de fevereiro, representantes de diversas entidades de Ouro Preto se reuniram no Centro de Artes e Convenções da UFOP para formatar a criação do 1º Festival de Turismo de Ouro Preto. O evento terá por objetivo divulgar os atrativos da cidade, se tornando também uma grande oportunidade, para que agentes de viagens e especialistas na área turística possam conhecer e divulgar o patrimônio rico e cultural do município.
O Festival já era um desejo antigo, e graças ao trabalho e troca de experiências entre cada instituição envolvida no projeto, foi possível fundamentar a ideia, que passa agora a ser colocada em prática. Na ocasião, o gestor do Núcleo de Projetos da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, Vandeir Assis, destacou que a entidade auxiliará o processo de captação dos recursos, bem como a concessão, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, do Centro de Artes e Convenções da UFOP para a realização do evento.
Segundo o presidente da Agência Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o papel da entidade de grande representatividade no estado, será de trazer de fora, ou seja, de todos os estados, os vários profissionais do turismo, fazendo com que o evento seja mais abrangente e que ao mesmo tempo a cidade histórica possa ser reconhecida e divulgada pelos seus incríveis atrativos.
O Festival de Turismo de Ouro Preto será realizado em outubro, e conta até o momento com a parceira e o apoio institucional da ADOP, UFOP, Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Turismo, além do Centro de Artes e Convenções e Museu de Siderurgia da UFOP, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Circuito do Ouro, Sistema de Museus da UFOP e do Convention & Visitors Bureau. Em breve, outras entidades serão convidadas para participarem do processo de organização do evento.