Quando se fala na crise financeira internacional, a primeira ação que vem à cabeça é o arrocho no comércio. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a expectativa de crescimento das vendas no varejo restrito – que exclui as atividades de materiais de construção e automóveis – para -2,9% em 2015. Isso significa retração no crescimento de vendas. É a pior projeção desde 2003. Mas a retração do mercado e o “pé atrás” dos micro e pequenos empresários nem sempre é o melhor caminho para que as microempresas consigam manter – ou até mesmo aumentar – seus resultados. Segundo o economista Fábio Bentes, da CNC, quem sofre mais com os resultados da crise são os micro e pequenos empresários, que não tem como negociar com os fornecedores, a manutenção de custos. “Se formos considerar os micro e pequenos empresários eles são, sem dúvida, os mais frágeis. Em tempos de crise há uma diminuição no número de estabelecimentos deste porte no mercado”, completa o economista.
Pensando nisso, agências de Ouro Preto investem na capacitação dos empresários e entusiastas para não travar o crescimento local. Entre os dias 5 e 9 de outubro, por exemplo, Ouro Preto recebe mais uma edição do curso de Gestão Para Pequenos Negócios, realizado através de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) e o Sebrae MG. O objetivo é auxiliar os profissionais com uma visão mais apurada sobre como gerir, da melhor forma possível, suas microempresas.
Para a coordenadora do Núcleo de Produtos e Serviços da ADOP, Elisângela Mendes, a iniciativa é de extrema importância para que a cidade continue crescendo mesmo em tempos difíceis. “Nós já realizamos o curso outras vezes na cidade e ele sempre foi um sucesso. Agora nós voltamos com ele por entender que é necessário um bom preparo do microempresários locais para lidar com um cenário financeiro em que muitos podem ficar perdidos”, salienta Elisângela.
Nos 5 dias do curso de Gestão para Pequenos Negócios, realizado de 18h até 22h, o especialista do Sebrae MG, Bismarck Steves, irá trabalhar temas como Planejamento de Abertura de Empresas, Controle Financeiro, Plano de Marketing, e Plano de Recursos Humanos. Além dessas atividades, os participantes tem direito à uma hora de consultoria individual para tirarem dúvidas com o especialista, e um excelente manual sobre como administrar seus negócios.
O curso Gestão para Pequenos Negócios é parte das ações do Programa de Capacitação para Pequenos Empreendedores, projeto que busca orientar, capacitar e fomentar os pequenos negócios de Ouro Preto e região. Tudo para preparar os empreendedores para o mercado atual através de uma gestão eficiente e eficaz. Para se inscrever no curso, que tem valor de investimento de R$120, os candidatos podem acessar o site www.adop.org.br ou ir pessoalmente às sedes da ADOP ou da ACEOP. Para mais informações os telefones de contato das duas agências são (31) 3551-1365 e (31) 3551-1469.