A solenidade de abertura do 1º Festival de Turismo de Ouro Preto, realizada no dia 15 de outubro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, marcou uma nova fase na economia do município. Com o lançamento do festival, que conta com mais de 1 mil profissionais do turismo de todo o País, Ouro Preto reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do turismo local. A cidade é considerada um dos mais belos destinos turísticos e históricos do Brasil.
Durante a abertura do festival, o reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas, e o gestor de projetos da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Vandeir Assis, foram homenageados pelo empenho das duas entidades em reunir o trade turístico do município, na intenção de trazer o festival para a cidade. As duas instituições se reuniram com os representantes do turismo local, há cerca de 10 meses, para a confecção de uma carta de intenção que foi entregue à Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado de Minas Gerais (ABAV-MG), iniciativa que foi primordial para que o evento fosse concretizado.
Estiveram presentes na mesa de abertura do Festival o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho; o presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta; a secretária adjunta de Turismo do Estado de Minas Gerais, Silvana Nascimento; o diretor da Fire Eventos, Alexandre Araújo; o presidente da ABAV Nacional, Antônio Azevedo; o secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Guerra; o superintendente de Turismo e Comércio de Ouro Preto, Gilson Martins, e também o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcone Jamilson Freitas Souza.
O prefeito José Leandro Filho pontuou sobre a satisfação de Ouro Preto em receber um evento de grande porte como esse. “Estamos iniciando um novo tempo, pois vemos a necessidade absoluta de dar novos rumos aos negócios de Ouro Preto.” Para ele o minério, que já proporcionou momentos de glórias à região, passa por uma situação difícil, e os investimentos no turismo são fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social da região.
O presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta, relatou ao público presente como surgiu a ideia inicial de trazer o evento à cidade e agradeceu aos envolvidos nesse percurso, por acreditarem que este será o maior festival do segmento de Minas Gerais. “Tenho a certeza que esse evento irá se consolidar, crescer a cada ano, e se tornar um dos principais festivais de turismo do País”, acrescentou. A feira reúne cerca de 80 expositores, que apresentam aos visitantes diversas opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais, congressos, seminários e workshops.
A parceria entre UFOP e ADOP para a mobilização do trade turístico local se fortificou em 2014, quando as duas entidades iniciaram a gestão compartilhada do Centro de Artes e Convenções da UFOP. A Agência objetiva a promoção de um novo modelo de gestão, pelo qual se pretende organizar a agenda do Centro de maneira mais eficaz, qualificar os eventos nacionais e internacionais, e aproximar o espaço da comunidade local.
O 1º Festival de Turismo de Ouro Preto é promovido pela Associação Brasileira de (ABAV-MG) e pela Fire Assessoria de Eventos. Além disso, conta com a parceria de várias entidades e empresas do setor, com um único objetivo: promover o turismo em suas várias nuances e colocar Ouro Preto cada vez mais em evidência na rota dos destinos nacionais e internacionais.