No dia 14 de novembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebeu representantes de centros de convenções e exposições de Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Minas Gerais, na XXXV Reunião da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (ABRACCEF) para debaterem o fortalecimento da rede de turismo de negócios no País. A reunião contou ainda com a presença da presidente da ABRACCEF, Margareth Pizzatto; do presidente da Prominas (Minascentro/Expominas), Fernando Cabral; do secretário de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa; do secretário de Turismo de Ouro Preto, Gilson Fernandes; e do Gestor do Centro de Artes e Convenções da UFOP, Vandeir Assis; além de outros convidados.
O objetivo principal do encontro foi debater a importância da troca de informações entre os centros de convenções e exposições de todo o Brasil, cujas experiências servirão para análise e aproveitamento de casos de sucesso na administração desses equipamentos de eventos. Na pauta da reunião também esteve a alimentação de um portal para os associados da ABRACCEF. Por meio de um banco de dados nesse portal, com informações sobre eventos realizados em cada equipamento turístico, será estimulada a realização de eventos rotativos ou itinerantes, entre as cidades dos centros de convenções e exposições associados.
Outra pauta importante da reunião foi traçar metas e maneiras de sistematizar as boas práticas e governança, com um regulamento padrão e normas de utilização de espaços destinados ao turismo de eventos no País, visando o aproveitamento máximo de todo o potencial de realização de eventos no atual cenário em que se encontram as instituições.
Para Vandeir Assis, gestor do Centro de Artes e Convenções da UFOP, a oportunidade marca o estreitamento e o trabalho do trade turístico mineiro nas relações institucionais com os demais centros de convenções e exposições do Brasil. “Realizar o encontro em Ouro Preto nos dá uma satisfação enorme, pois promovemos ainda mais nossa cidade como destino do turismo de eventos. Além disso, a troca de experiências e práticas de gestão nos leva a igualar a excelência de todos os centros na realização de eventos. Hoje nós compartilhamos experiências que deram certo na administração do Centro de Artes e Convenções da UFOP e conhecemos outras ideias que estão sendo postas em prática nacionalmente”, completou.
A reunião de Ouro Preto encerrou um encontro de três dias iniciado na Expominas, em Belo Horizonte. A próxima reunião da ABRACCEF será realizada em março de 2016, em Campinas (SP), para continuar o debate sobre a importância da união dos centros de convenções e exposições e aprofundar em assuntos importantes do setor, como políticas públicas e estratégias de fortalecimento dessa rede no fomento ao turismo de eventos.