Uma turma de cerca de 40 microempresários e empreendedores locais participou, entre os dias 10 e 12 de maio, das oficinas de Plano de Marketing e de Controles Financeiros, oferecidas pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), por meio de seu Núcleo de Produtos e Serviços, e em parceria com o Sebrae.
Na oficina de Plano de Negócios, os participantes tiveram a oportunidade de receber apoio do consultor Newton González, do Sebrae, na orientação para consolidarem suas ideias de forma efetiva, criativa e inovadora. Um bom plano de negócios permite identificar e restringir futuros erros enquanto ainda estão no papel, evitando que sejam cometidos no mercado. Já a oficina de Controles Financeiros focou na utilização de controles práticos, procedimentos e sugestões úteis para que os proprietários das empresas de pequeno porte possam, eles mesmos, aprimorarem a gestão financeira de seus negócios, aumentando os lucros com os recursos existentes.
Para a fisioterapeuta Renata Rabelo, a oficina de Plano de Negócio, esclareceu dúvidas e deu orientação, de forma bastante educativa, sobre como começar um negócio. “O consultor do Sebrae é muito bem capacitado e não só esclarece nossas dúvidas como também nos orienta sobre os passos que tomamos. No meu caso, por exemplo, que fui crescendo com o pilates e agora estou ampliando o espaço e os serviços, a oficina tirou muitas dúvidas sobre como crescer de forma sadia e segura, sabendo como e até quando cada passo deve ser dado, e também o que melhorar em nossos serviços", afirmou.
Para a coordenadora do Núcleo de Produtos e Serviços da ADOP, Elisângela Mendes, a capacitação oferecida vem para reforçar um dos eixos de ação da ADOP. “Nós estamos sempre preocupados em promover o desenvolvimento da região com a articulação da rede turística da cidade, mantendo contato com o poder público, empresários e empreendedores sociais. Entendemos que a capacitação dos profissionais de Ouro Preto e região também é muito importante. Por isso, mensalmente estamos promovendo ações de capacitação junto a esse importante parceiro que é o Sebrae, o que possibilita a realização de oficinas, consultorias ou outras atividades a um custo bem abaixo do mercado. E isso democratiza ainda mais o acesso dos profissionais da região”, salientou.
Clicando aqui você tem mais chances de sucesso em suas ideias de negócio.
A ADOP realiza, todo mês, um ciclo de cursos de capacitação com um tema específico. Em junho, por meio de consultorias individuais do Sebrae, empresários podem ter contato direto com o consultor, em um atendimento personalizado com duração de 1h30m. Os agendamentos podem ser feitos na ADOP, que está em novo endereço (Rua Hugo Soderi, 21-B, Saramenha).