Com o surgimento de novas tecnologias a cada dia, até os microempreendedores individuais (MEI’s) ganharam uma forcinha online para o gerenciamento de seus negócios. Duas importantes instituições de capacitação de empreendedores lançaram aplicativos (também chamados de APPs) que tornam a vida do MEI muito mais fácil. Conheça as duas ferramentas que têm feito sucesso no mundo do empreendedorismo.
Qipu (Sebrae)
Com pouco mais de um ano de lançamento, o Qipu, do Sebrae, é uma ótima ferramenta para ajudar o microempreendedor individual a controlar suas vendas e despesas, receber mensagens sobre datas de pagamento de tributos, comunicados de novos benefícios e dicas de empreendedorismo. Além disso, o aplicativo registra as vendas e emite os recibos de clientes por e-mail. Parece muito? Ainda tem mais. O APP exibe notificações para avisar quando o empreendedor está próximo de atingir o limite de faturamento e, com ele, também é possível gerar um relatório mensal com todas as despesas e receitas da atividade. Essas informações podem, por exemplo, ser utilizadas para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O aplicativo pode ser baixado em aparelhos com IOS, Android, ou Windows Phone.
APP Mei (Receita Federal)
Bastante parecido com o Qipu, o APP Mei é um aplicativo oficial da Receita Federal, porém com pouco tempo de vida. Ele foi lançado em maio de 2016. O APP MEI conta com a guia “Simei”, em que o empreendedor consulta seu CNPJ e informações cadastrais, seus débitos e ainda pode emitir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), pago mensalmente. Na guia “Orientações” estão disponíveis informações gerais sobre o MEI. Também está disponível um quiz para o empreendedor testar seus conhecimentos e, de forma divertida, saber em que precisa melhorar para não dar “sorte ao azar” no gerenciamento dos serviços. Assim como o Qipu, o APP Mei está disponível para download em smartphones com o sistema Android e IOS.
Além de aplicativos, você também precisa de uma capacitação para melhorar seu resultados. Clique aqui e conheça nossas opções.
Conhecer ferramentas que ajudam no gerenciamento dos negócios é um diferencial para quem quer ter certeza do que faz e aprender ainda mais sobre o funcionamento do Simples Nacional, o programa de formalização de microempreendedores. A ADOP também oferece, todo mês, oficinas de capacitação do Sebrae e consultorias individuais que também ajudam o MEI a conhecer melhor sobre o gerenciamento de seus serviços.