O Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres de Ouro Preto, espaço em obras para se tornar um novo mercado modelo de promoção cultural em Ouro Preto irá receber algumas ações do Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro (Entecor). O evento, que está em sua segunda edição, é realizado de 22 a 27 de agosto pelo curso de Conservação e Restauro (Entecor) do IFMG-Campus Ouro Preto. O objetivo é possibilitar uma reflexão científica sobre os conhecimentos de preservação de bens culturais imóveis que integra as áreas de engenharia, história da arte e arquitetura.
O formato do Entecor, que é voltado para estudantes, professores, restauradores, conservadores e profissionais da construção civil; busca oferecer aos participantes palestras, mesas redondas e, sobretudo, oficinas práticas nas diversas especialidades com mestres e doutores de nível nacional e internacional.
De acordo com o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG, Rodrigo Meniconi, o encontro servirá para enfatizar o caráter do curso, eminentemente conservativo, em que, ao lado da visão crítica e abrangente do patrimônio, são priorizados os estudos sobre os materiais e as técnicas de restauro.
Com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), gestora do projeto de conservação e restauro do Paço, o encontro também é pioneiro na análise e debate acadêmico sobre as obras de conservação e restauro do Paço da Misericórdia. No local será realizada uma mesa redonda sobre restauração e reabilitação de edifícios com a arquiteta responsável pela obra, Deise Lustosa e com o historiador Bernardo Andrade, sob a mediação do Professor Rodrigo Meniconi (IFMG-Ouro Preto). A palestra de encerramento do encontro também será realizada no local para debater as intervenções no patrimônio histórico, com o Professor Rodrigo Baeta (UFBA). Para mais informações e inscrições acesse entecor.com.br.