No dia 14 de setembro a Fundação Vale, em parceria com a Vale e o Instituto Gêneses, da PUC-Rio, lançou o Programa de Apoio a Geração e Incremento de Renda (AGIR), edição para Ouro Preto e Mariana, que busca fomentar os empreendedores sociais coletivos da região. A reunião com representantes de projetos, cooperativas e associações locais, foi realizada para que os presentes pudessem conhecer mais sobre a iniciativa e como ela será implementada.
O AGIR já foi realizado em outras vinte cidades em todo o País e tem como eixo principal capacitação, assessoria, orientação, investimento (capital semente) e acompanhamento dos projetos de empreendedorismo (incubação ou aceleração).
Após o cadastro, 60 projetos das duas cidades serão selecionados para a etapa de capacitação, que inclui aulas semanais aos representantes de cada negócio social. O formato do AGIR é parecido com o de outro programa de fomento da Vale, o Va-lorizar, mas que é voltado somente para projetos sociais, sendo o AGIR voltado também para ideias de empreen-dedorismo coletivo, abrangendo também empresas.