Ampliando caminhos e fomentando novas expectativas para o mercado: é assim que a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) começa o ano de 2014. Sempre cumprindo com o seu papel de gerenciar projetos de maneira eficaz, coesa e responsável, a entidade tem o prazer de anunciar que, a partir deste mês de fevereiro, assume a gestão do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O ato de assinatura dessa grande parceria aconteceu durante a tarde da última terça-feira, 04 de fevereiro, e contou com a participação de representantes das duas instituições. A conquista se deu por meio de um edital de projetos promovido pela universidade, processo pelo qual a ADOP teve seu projeto aprovado para o biênio 2014 e 2015.
Tendo como missão ampliar ainda mais as potencialidades desse importante espaço, buscando seu melhor uso econômico, a Agência proporcionará um novo modelo de gestão, que pretende organizar a agenda, qualificar os eventos nacionais e internacionais, além de promover a aproximação com a comunidade local.
De acordo com Gabriel Tropia, coordenador do Comitê de Parceiros da ADOP, a parceria só tem a acrescentar para a cidade de Ouro Preto. “Vamos juntar forças, movimentar a cidade e valorizá-la ainda mais, beneficiando também os diversos setores, como o turismo e o comércio, além de atender as necessidades, expectativas e interesses da população”, afirmou.
Apesar da mudança no comando das atividades, 90% dos funcionários foram mantidos, porém algumas empresas serão contratadas para auxiliar o processo de manutenção de toda a estrutura. Para essa nova configuração, haverá mudanças também no processo de solicitação e uso do espaço, a fim de regulamentar e oferecer mais oportunidades para todos que se interessarem em utilizar o Centro.
Segundo o reitor da UFOP Marcone Jamilson, a união com a ADOP só tem a contribuir para o desenvolvimento da região, pois a entidade possui objetivos em sintonia com a instituição federal, e com isso proporcionará muitos resultados, a começar pela escolha de critérios efetivos para a utilização do espaço. “Essa parceria vem a complementar, além de resolver problemas, contribuindo assim para o andamento dos projetos”, ressaltou o reitor.
Dentre as novidades já planejadas para 2014, ficou definido que 120 dias serão destinados aos eventos acadêmicos definidos pela UFOP e os 240 dias restantes caberão à nova administração, responsável por distribuir e captar novas atividades. Outra mudança prevista para os próximos meses é a reformulação do site do Centro de Convenções, que terá por objetivo oferecer uma maior interatividade e dinamismo, além de se tornar uma nova plataforma de divulgação e mostra de todas as atividades realizadas no espaço.