No dia 17 de abril, a empresa Vale e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) lançaram a segunda edição do Programa Valorizar, iniciativa que tem por intenção capacitar e beneficiar ações comunitárias das cidades de Ouro Preto, Mariana e Catas Altas. Neste ano, o programa traz muitas novidades, dentre elas, está o aumento no número de instituições que serão beneficiadas.
O lançamento aconteceu no SESI de Mariana, e contou com a presença de participantes da 1ª edição, além de representantes da Agência, e da equipe do setor de relacionamento com a comunidade do Complexo Mariana da Vale. O Programa Valorizar surgiu em 2013, em parceria com a ADOP, que auxiliou no processo de promover a capacitação e o gerenciamento da iniciativa. No total, 14 instituições foram beneficiadas financeiramente, e também com uma orientação profissional, que aconteceu aos sábados na sede da ADOP.
Em 2014, os projetos serão apoiados em três categorias: Geração de trabalho e renda, Capacitação profissional e projetos voltados para Saúde e melhoria da qualidade de vida. Para cada categoria, devem ser selecionados 7 projetos, totalizando ao todo 21 instituições que serão beneficiadas pelo Valorizar, nesta segunda edição. Segundo Rodrigo Melo, gerente geral do Complexo Mariana da VALE, a expectativa é que em 2014, o programa receba 50 inscrições de diferentes projetos das cidades de Ouro Preto, Mariana e Catas Altas.
As inscrições acontecem de 22 de abril a 21 de maio, e as entidades interessadas devem conferir o edital, nos sites da www.adop.org.br ou da www.vale.com.br, e logo em seguida encaminhar toda a documentação completa para a sede da ADOP, que está localizada na Rua Padre Rolim, 800 – Bairro São Cristóvão em Ouro Preto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (031) 3551-1365.