Em fevereiro de 2014, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) assumiu o gerenciamento compartilhado com a Universidade Federal de Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP - Parque Metalúrgico. A união de esforços tem por intuito proporcionar um novo modelo de gestão para o espaço que, além dos eventos acadêmicos, recebe mensalmente eventos nacionais e internacionais.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes é um dos principais eventos que acontece no Centro de Convenções, reunindo, anualmente, dezenas de atrações, debates e ações nas mais diferentes formas de fazer e pensar a arte. O evento é realizado pela UFOP em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP) e as prefeituras de Ouro Preto e Mariana. A organização em relação às questões administrativas, jurídicas e de produção, têm à frente a Pró-reitoria de extensão UFOP que entende a importância da ampliação do espaço de atuação da Universidade tanto de forma física quanto conceitual.
O Centro de Convenções é um instrumento de grande relevância para o evento oferecendo uma multiplicidade de espaços e adequações de seus ambientes onde ficam as atividades de oficinas, gestão, produção e comunicação do Festival de Inverno, além de possibilitar apresentações musicais e teatrais, exposições e a montagem do bar temático do Festival de Inverno. Apesar de a ADOP não fazer parte da gestão do Festival, ela configura-se como um grande parceiro na busca de solução de demandas relacionadas à estrutura local. Para o gestor do Centro de Convenções, Vandeir Assis, "em função do novo formato de gestão, da dedicação de seus colaboradores, a participação da ADOP, nesse primeiro momento, é de prestar um atendimento com excelência aos seus parceiros e clientes, disponibilizando um instrumento competitivo e a altura do Festival, um evento que merece o nosso respeito".
"O Centro de Convenções é um aparelho cultural de grande importância para nós, e a relação com a ADOP tem sido muito positiva e produtiva", avalia o coordenador geral do Festival de Inverno, prof. Rogério Santos Oliveira. Pela parceria, cabe à equipe do Centro de Convenções orientar e acompanhar para a manutenção e o bom uso de toda a sua estrutura. A ADOP espera continuar apoiando e potencializando esforços para o sucesso de todos os eventos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade de Ouro Preto.