A empresa VALE realizou na noite de sexta-feira, 30 de janeiro, no SESI em Mariana, a cerimônia de encerramento da segunda edição do Programa Valorizar, que em 2014, contando com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), promoveu a capacitação de 21 entidades ligadas às áreas de cultura, educação, saúde e economia.
O Programa Valorizar tem por objetivo reconhecer, premiar e capacitar entidades que tenham projetos voltados para a geração de renda e trabalho, para a capacitação profissional e melhoria da saúde e qualidade de vida das comunidades. Durante sete meses, entidades das cidades de Catas Altas, Mariana e Ouro Preto, e dos distritos de Bento Rodrigues, Antônio Pereira, Morro D’Água Quente, Padre Viegas, Passagem de Mariana, Amarantina e Goiabeiras, participaram do curso de capacitação, ministrado na ADOP pelo consultor André Luís Ferreira dos Santos.
Os representantes da VALE e da ADOP estiveram na cerimônia para a entrega das premiações. Para Keila Vardeli Fialho, da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues, classificada em 1º lugar na categoria Geração de Trabalho e Renda, participar do projeto foi muito enriquecedor. “Eu adorei participar do projeto. Foi uma experiência sem igual. Daqui pra frente eu vou levar o ótimo aprendizado que eu tive no Valorizar”, afirma Keila. Quem também demonstra satisfação com a capacitação e incentivo é o presidente da Associação HamTai Humanos Amantes de Tai Chi Chuan e Congêneres, Ricardo Teixeira. Para ele, participar do Programa Valorizar “foi de grande valia e crescimento para Associação.”
Na classificação geral, os 7º e 6º lugares receberam o prêmio de cinco mil reais. A entidade classificada em 5º lugar foi agraciada com o valor de dez mil reais; já a classificada em 4º lugar recebeu o prêmio de quinze mil reais, em 3º lugar o valor de vinte mil reais, em 2º lugar de vinte e cinco mil reais e em 1º lugar o prêmio de trinta mil reais.
Confira abaixo a classificação das entidades de acordo com as categorias:
Geração de Trabalho e Renda
1º lugar - Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues
2º lugar - Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores e Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas
3º lugar - Associação Clube Osquindô
4º lugar - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mariana – CAMAR
5º lugar - Associação de Artesãs Arte, Mãos e Flores de Antônio Pereira
6º lugar - Associação dos Agricultores Familiares e Moradores de Goiabeiras
7º lugar - Associação de Moradores e Amigos do Bairro Barro Preto
Capacitação profissional
1º lugar - Organização Cultural Ambiental
2º lugar - Fundação Antônio Francisco Lisboa
3º lugar- Fórum da Igualdade Racial de Ouro Preto
4º lugar - Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras.
5º lugar - Projeto Social Alferes.
6º lugar - Projeto Coral Nossa Senhora do Rosário de Padre Viegas
7º lugar - Associação das Senhoras Artesãs – ASA
Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida das Comunidades
1º lugar - Fundação Sorria
2º lugar - Sociedade Musical São Sebastião
3º lugar - Grupo Assistencial Auta de Souza
4º lugar - Conselho Particular de Amarantina da Sociedade São Vicente de Paula.
5º lugar - Associação HAMTAI
6º lugar – Associação Lírios do Campo
7º lugar - Associação Melhor Idade
Além da premiação, cada entidade do Programa Valorizar receberá a assistência técnica até o mês de abril de 2015. Essa assistência consiste em um acompanhamento técnico para o desdobramento do plano de desenvolvimento institucional elaborado na fase de capacitação pelas instituições. Ainda neste ano, a VALE anunciará os detalhes da 3ª edição do Programa Valorizar, que contemplará 28 entidades.