A Sala do Empreendedor Itinerante está quase terminando de percorrer todos os distritos de Ouro Preto, pois Santo Antônio do Salto recebeu no sábado, dia 29 de junho, a ação que visa facilitar a vida do empreendedor fora da sede. Dessa forma, a Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante já percorreu 11 distritos ouro-pretanos levando serviços para formalização e qualificação de pequenos negócios. A sala também leva ponto de internet para os locais de atendimento para uso da comunidade.
Entre vários serviços, o evento oferece orientações sobre a abertura ou regularização de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE.
Márcia dos Santos, moradora de Santo Antônio do Santo, é empresária, que fechou seu negócio em 2019 depois de 14 anos em atividade por causa da pandemia e pretende daqui a alguns meses voltar e por isso vim abriu seu MEI na Sala do Empreendedor Itinerante. "O atendimento foi dedicado. Foi muito importante para nós moradores daqui do distrito porque tirou todas as dúvidas. Já sai com a documentação necessária que precisava, como licenciamento, vigilância e bombeiro para poder voltar com o meu bar. Estou com a documentação de uma empresa agora", afirma.
Segundo Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, o objetivo da ação é apoiar os empreendedores da região, proporcionando suporte necessário para o desenvolvimento econômico e social, além dos outros serviços municipais.
"Estivemos aqui em Santo Antônio do Salto, trazendo vários serviços da Sala Mineira do Empreendedor. Um dia muito agradável, com várias pessoas participando da ação e trazendo informação, regularização, capacitação dos funcionários e dos empreendedores e empresários aqui de Santo Antônio do Salto. Foi um dia muito bom. E lembrando que inauguramos aqui hoje o ponto de internet popular e gratuito que estará acessível a toda a população de Santo Antônio do Salto. Uma ação muito importante do governo Angelo da vice-prefeita Regina Braga, que vem gerar emprego, vem gerar renda e vem trazer soluções para as populações dos distritos. Nós avançamos muito na questão da internet em Ouro Preto. Estamos em todos os distritos, com esse ponto de internet popular e gratuito e na sede já temos o 5G. Projeto de Lei do vereador Vantuir há mais de dois anos", ressalta o secretário da pasta.
A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Samarco e parceria da UFOP, Jucemg, Sebrae e Governo de Minas Gerais.
Sobre o Pade – O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (Pade) foi construído pela Samarco, em conjunto com o poder público, setor produtivo e sociedade e, em abril de 2023, foi adotado como política pública pelo município de Ouro Preto, conforme a Lei 1.338.
O Pade foi uma proposição voluntária da Samarco, incluída na Licença de Operação Corretiva (LOC), para os municípios de Ouro Preto e Mariana. O Plano, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop) e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Condes-OP) tem cinco eixos estratégicos: Agricultura, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Turismo e Aproveitamento de Rejeitos.