A equipe do Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa de Ouro Preto, por meio do Laboratório de Economia Criativa da UFOP, vai oferecer gratuitamente na próxima terça-feira, 21 de maio, um curso de capacitação destinado aos integrantes de organizações da sociedade civil da cidade patrimônio mundial. O objetivo da ação educativa é capacitar gestores do terceiro setor na elaboração de projetos para submissão no Edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (FUNDES) para seleção de propostas centradas na geração de renda por meio da aprovação de projetos de desenvolvimento econômico sustentável.
A iniciativa contará com quatro encontros remotos e dois plantões presenciais que visam capacitar as organizações da sociedade civil para apresentarem projetos em conformidade com as diretrizes do Edital, publicado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (SMDEIT) e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES/OP).
De acordo com a coordenadora do Laboratório de Economia Criativa Alissandra Nazareth de Carvalho, professora do mestrado em Turismo e Patrimônio da UFOP, o objetivo da iniciativa é disponibilizar técnicas de elaboração de projetos para as instituições habilitadas a apresentarem propostas para serem submetidas no Edital. “Trata-se de uma ação que visa apoiar as instituições da sociedade civil de uma forma global. É algo necessário que pretende capacitar pessoas para garantir a viabilidade e a aprovação de projetos que não se restringem apenas a esse Edital”, explica Alissandra.
Para Carolina Mendes, assessora do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto, a parceria entre a prefeitura e a UFOP é fundamental para ampliar a participação das associações que atuam no município. “O foco é o desenvolvimento econômico pautado na disponibilização de conhecimentos agregadores. Isso é muito importante porque muitas associações encontram dificuldades na elaboração de projetos. A ação facilita o entendimento do Edital e possibilita que os gestores do terceiro setor possam sanar dúvidas que vão gerar resultados para a comunidade”, defende Carolina.
As atividades em parceria têm como finalidade a construção de ações coordenadas, cooperadas e colaborativas. Os distritos de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Rodrigo Silva, Amarantina e Santo Antônio do Leite contam com atividades que visam consolidar práticas para o desenvolvimento sustentável.
O edital do FUNDES faz parte do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto.
Para se inscrever acesse: https://forms.gle/