A Sala do Empreendedor Itinerante de Ouro Preto esteve no distrito de Santo Antônio do Leite na última sexta-feira, 12 de abril, levando diversos serviços. Além das orientações da Sala do Empreendedor, foi a vez de Santo Antônio do Leite receber o ponto de internet gratuito, instalado no Salão Paroquial local. A conexão Wi-Fi gratuita tem como objetivo proporcionar aos moradores e visitantes acesso à informação, educação e oportunidades de negócios. Até o mês de junho, todos os distritos serão contemplados.
Entre vários serviços, o evento ofereceu orientações sobre a abertura ou regularização de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE.
O prefeito Angelo Oswaldo explica que nos dois primeiros anos de mandato teve dois grandes problemas: a desestruturação da Prefeitura e a pandemia da Covid-19. "É a prefeitura presente, descentralizada, chegando a cada ponto desse nosso território de 1.300 quilômetros quadrados, 12 distritos, mais de 60 localidades. E isso só é possível porque primeiro nós estruturamos a prefeitura. Nós encontramos uma situação de desorganização e quase caos em alguns setores. Segundo, vencemos também as interdições da Covid-19 em quase dois anos, metade do nosso mandato. Nós ficamos muito reféns das limitações impostas pelo combate ao Covid-19", explica.
Por sua vez, a vice-prefeita Regina Braga registra a importância das ações nos distritos. "Eu sou criada em distrito e estou há muitos anos na comunidade. É muito importante a Prefeitura chegar aos nossos distritos, principalmente, por ter um território gigante. Então, a gente, enquanto gestão, estamos felizes, realmente orgulhosos, e, sobretudo, a gente queria agradecer, as pessoas que estão aqui trabalhando, nossos secretários, secretárias, toda a nossa equipe, todos os nossos servidores, servidores, que sem eles isso seria possível", ressalta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, afirma que hoje a Prefeitura está apta para a diversificação econômica. "Estamos no melhor momento para o desenvolvimento econômico. Pela primeira vez na história, Ouro Preto possui 19 mil postos de emprego. Ano passado, mais de 900 novas empresas se cadastraram na Sala do Empreendedor de Ouro Preto. Hoje, a comunidade ouro-pretana está pronta para o empreendedorismo, pronta para gerar emprego, para gerar renda. Desenvolvimento Econômico não é apenas número. Necessita ter também desenvolvimento social e os recursos precisam ser melhor distribuídos. Essa é a nossa missão", afirma
Já o vereador Naércio Ferreira afirma que essa é uma ação assertiva da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia. "Nós estamos hoje inaugurando um ponto de internet popular, democratizando o acesso à nossa internet. Eu fico muito feliz porque o governo também se pauta nos programas e projetos sociais. E nas políticas públicas nos vários pontos dos distritos de Ouro Preto está levando serviços, levando direito à assistência". O vereador Vantuir Antônio complementa que a internet gratuita vai ajudar os moradores de Santo Antônio do Leite e que a Sala do Empreendedor Itinerante leva até os distritos o suporte para quem quer regularizar ou abrir uma empresa.
A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Samarco e parceria da UFOP, Jucemg, Sebrae e Governo de Minas Gerais.
A Prefeitura de Ouro Preto no distrito de Santo Antônio do Leite
Juntamente com os serviços da Sala Itinerante do Empreendedor, a Prefeitura de Ouro Preto também levará outros atendimentos, como: CRAS volante, Farmácia móvel, atendimento e agendamento do Cadastro Único, orientações de assistentes sociais sobre benefícios eventuais, inscrições de máquinas agrícolas, inscrições para assistência técnica agropecuária, orientações sobre saúde bocal, medição e orientação do Índice de Massa Corporal com nutricionista, inscrições para Vacina de Brucelose (bovinos), assessoria jurídica comunitária e Procon (parceria Procuradoria e UFOP), informações sobre o Jovens de Ouro 2.0, Orientação sobre trãnsito e solicitação de sinalização (faixa de pedestres e placas) e informações de serviços (calcário, serviço de inspeção municipal, Agricultura Familiar, serviços do INCRA e IMA)