Na tarde desta quarta-feira, 3 de julho, o IFMG Campus Ouro Preto em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto inauguraram o Hub Francisca Mina, um ambiente de inovação com espaço de coworking, incubadora de negócios e programas próprios. O local funcionará no desenvolvimento, fomento e diversificação da economia local e do empreendedorismo coletivo. A cerimônia de inauguração teve a presença do reitor Rafael Bastos, do diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, de representantes da Prefeitura de Ouro Preto, além de autoridades locais e o corpo técnico do IFMG.
O Hub tem capacidade de atender 50 empreendedores e especialistas em tecnologia e inovação, sendo uma iniciativa parte do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) com governança em rede entre Adop, Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável (CONDES) e Prefeitura de Ouro Preto. O novo espaço foi nomeado em homenagem a Francisca Mina, uma figura histórica na luta contra a escravidão no Brasil colonial.
Segundo os coordenadores, o Hub de Inovação busca promover um ambiente de progresso, inspirado na resiliência e determinação de personalidades históricas. Além disso, está preparado para abrigar startups, pequenas empresas e projetos de pesquisa, oferecendo recursos e infraestrutura de ponta para o desenvolvimento de ideias inovadoras.
Durante a cerimônia, o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, destacou a importância do Hub não apenas como um espaço físico, mas como uma iniciativa para ressignificar o conceito de inovação. "Para nós do IFMG Campus Ouro Preto, já com 80 anos, conseguir inaugurar este espaço de inovação é uma quebra de paradigmas. Este ambiente era um galpão de obras que hoje era pouco utilizado. Encontramos uma utilidade que casou muito bem com nosso propósito de inovação e de sermos contemporâneos, mesmo com nossos 80 anos", afirmou. Ele também ressaltou a relevância simbólica de nomear o primeiro prédio do campus em homenagem a uma mulher, Francisca Mina, como forma de reconhecer e valorizar figuras históricas femininas.
A participação coletiva na concretização do Hub foi destacada pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos. "A criação de uma estrutura como essa só faz sentido com a colaboração de diversos setores da sociedade. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Para nós, é fundamental ver o campus integrado com a cidade, tornando essa transformação possível", afirmou.
Hub de Inovação é um catalisador para o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias, proporcionando um ambiente de colaboração, recursos e suporte necessários para transformar conceitos inovadores em realidades tangíveis.